5 erros que você pode estar cometendo na gestão do seu salão | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / 5 erros que você pode estar cometendo na gestão do seu salão

5 erros que você pode estar cometendo na gestão do seu salão

erros gestão do salao beleza

5 erros que você pode estar cometendo na gestão do seu salão

Os salões de beleza e o mercado da estética estão sempre em alta e são um dos mercados mais promissores no Brasil e no mundo. É fundamental ter um espaço personalizado, funcionários qualificados e atender os clientes com cordialidade e eficiência. Mas não é só. Como qualquer negócio, é preciso saber fazer uma boa gestão para se obter lucro e conseguir cumprir com todos os compromissos administrativos. Para que isto aconteça, alguns erros de gestão não podem ser cometidos.

 

Vários fatores precisam ser levados em conta como acompanhamento através de sistemas, fazer fundo de reserva, evitar desperdícios e remunerar bem os funcionários para que eles se mantenham motivados. Tão importante quanto manter os seus clientes satisfeitos é conseguir fazer uma boa administração de tudo. Pensando nisso, preparamos uma lista com os 5 principais erros cometidos na gestão de salões de beleza para que você não faça o mesmo e consiga administrar tudo da melhor forma possível.   

Esteja atento aos principais erros de gestão em salão de beleza para não cometê-los também.

 

1 - Desperdício

Preste bastante atenção no uso dos equipamentos e no estoque dos mais variados produtos utilizados no salão de beleza. Máscaras, condicionadores, shampoo, e até a água que se gasta. Controle tudo bem de perto e oriente a equipe sempre que verificar algum desperdício de uso ou de manutenção em algum equipamento que precise de energia elétrica, por exemplo. Faça um check list diário e não deixe passar nada! Além disso, integre a sua equipe neste assunto, explicando que desperdício é sinônimo de lucros menores no final de cada mês.

2 - Não utilizar sistema

Mesmo que você se dedique ao máximo à planilhas e anotações, nem sempre isto é suficiente. Hoje em dia, é indispensável investir em um software específicos para salão de beleza. Além de auxiliar na marcação de horários na agenda, ajuda a fazer a gestão dos pagamentos, o controle para garantir a rentabilidade e evitar prejuízos.

3 - Não dar importância à capacitação profissional

Você já parou para se colocar no lugar do seu cliente? Assim como eles, você também prefere contratar serviços profissionais e de qualidade, não é mesmo? Por isso, contrate os profissionais que possuem cursos com destaque no mercado e calcule o salário dessas pessoas de acordo com a sua capacitação. Além disso, para que os seus funcionários possam manter o padrão do serviço elevado é importante eventualmente investir em cursos, palestras e workshops para que eles se mantenham atualizados e possam utilizar as tendências e novidades nos clientes.

4 - Não fazer uma boa administração das redes sociais

Aposte nas redes sociais e na frequência das postagens para interagir com os clientes. Publique fotos de antes e depois, dicas de beleza, novidades do salão, procedimentos exclusivos e muito mais. A maioria das pessoas têm acesso às redes sociais e as suas clientes vão gostar de acompanhar o conteúdo, e ainda, poder participar das atividades. Que tal promover uma hashtag do salão para fotos de penteados, maquiagens, cabelos e unhas? Quem participar ganha automaticamente desconto ou recebe um agrado simples do salão. Interessante, não?

5 - Esquecer de fazer um fundo de reserva

Ao final de cada mês, é importante fazer uma reserva dos lucros, que temos certeza que irão aparecer. O fundo é importante para a compra de novos equipamentos, cobrir gastos imprevistos, fazer fluxo de caixa para os meses com menos movimento e funciona até mesmo como um bônus extra ao final do ano, para manter a equipe motivada.

 

Temos certeza que agora você vai conseguir evitar estes erros na gestão do seu salão. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a gente!