6 dicas para fidelizar os clientes do seu salão!
Atendimento de qualidade, serviços de primeira, um ambiente bonito e novidades constantes: todos estes elementos são muito importantes para o sucesso do seu salão. Porém, você já parou para pensar que de nada adianta ter tudo isso, se você não tem o essencial, que são os clientes?
Saber cativar e fidelizar a sua clientela não é uma tarefa simples. Principalmente, nos momentos de instabilidade econômica, em que ir ao salão é uma atividade, muitas vezes, considerada de luxo. No entanto, desenvolvendo algumas estratégias e colocando-as em prática, é possível ver o número de clientes aumentar e fazer com que o seu salão fique ainda mais conhecido.
Seis dicas imperdíveis para fidelizar seus clientes!
1. Crie dias com preços especiais
Conseguir uma vaga no salão nos finais de semana requer planejamento e marcação com antecedência. Afinal, todo mundo quer estar se sentindo bem para os dias de folga. Da mesma forma, entre terça e quinta-feira, é normal não ter muitos clientes ao longo do dia.
Uma forma de reverter este cenário e fidelizar os seus clientes é estabelecendo preços especiais para os dias de menor movimento. Desta forma, você consegue organizar melhor a sua agenda, distribuir o atendimento e conquistar a clientela.
2. Faça promoções para clientes VIP
Todo salão tem um grupo de clientes que, faça chuva ou sol, estão sempre lá. Estas pessoas merecem toda atenção e devem ser valorizadas. Pois, são elas que fazem propaganda do seu espaço, solicitam o seu serviço com frequência e não te trocam por nada.
Sendo assim, não há porque não recompensá-los de alguma maneira. Você pode oferecer alguns serviços como presente, garantir descontos ou qualquer outra promoção que seja restrita para os clientes que mais te valorizam.
3. Invista no cartão fidelidade
Apesar de não ser novidade, o cartão fidelidade é uma maneira eficiente de garantir o retorno dos clientes. Você pode estabelecer um valor, um número de idas ao salão ou tipos de serviços. Por exemplo, a cada dez cortes, o cliente recebe um gratuitamente. São pequenas estratégias como essa, que ajudam a manter a frequência e criam fidelidade da clientela.
4. Trabalhe com produtos de alta qualidade
Você pode ser a melhor cabeleireira, manicure ou esteticista do mundo. Mas, se os produtos que você usa no seu salão não forem de alta qualidade, todo o seu trabalho vai por água abaixo.
Além de desvalorizar o seu potencial, isso afeta diretamente na conquista e permanência dos clientes. Portanto, não abra mão de usar bons produtos e faça questão de explicar para os clientes sobre a qualidade de tudo que você utiliza.
5. Tenha uma comunicação eficiente
Nos dias de hoje, quem não se insere no universo digital e não investe nestes recursos está em maus lençóis. A internet revolucionou a maneira que empresas e clientes interagem. Dessa forma, as redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar o seu salão, os serviços que você oferece e criar uma interação ainda maior com a sua clientela.
Não se esqueça também da importância da comunicação dentro do salão. É fundamental que você e as suas funcionárias estejam conectadas e em harmonia. Por isso, não hesite em criar uma forma de se comunicarem e se manterem atualizadas de tudo o que se passa no salão.
6. Cuide da sua aparência
Se você parar e pensar, não faz nenhum sentido uma profissional da beleza não manter o cuidado com a aparência, não é mesmo? É claro que tem dias que você não se sente tão animada, para isso, você pode optar por uniforme ou por roupas básicas pretas, por exemplo. A verdade é que o cliente repara na aparência de todos que trabalham no salão e também do próprio ambiente.
Por isso, não deixe este ponto ficar de lado. Procure estar sempre preparada e mantenha o salão sempre impecável. Apesar de serem dicas simples, estes são pontos que requerem atenção constante. Para vencer a crise e manter o seu salão com força total, invista nestas ideias o mais rápido possível.
Ficou alguma dúvida? Compartilhe conosco no espaço de comentários e vamos trocar ideias!