Organização Financeira do Salão: como aumentar os lucros e sobreviver à crise!
Saiba como organizar financeiramente o seu salão e driblar à crise!
Todo negócio precisa de atenção às questões e cuidados administrativos para garantir a organização financeira. E, quando se trata do salão de beleza e as particularidades deste setor, todo cuidado é pouco.
A sazonalidade, a inadimplência e a informalidade do negócio (em alguns casos), acabam atrapalhando os empresários e empreendedores deste segmento. Alguns detalhes muitas vezes passam despercebidos e acabam por fazer uma enorme diferença no fechamento das contas. Sendo assim, confira as dicas que separamos para evitar as principais armadilhas financeiras e prepare-se para fazer o seu negócio crescer!
Remuneração
O negócio é seu, certo? Mas, isso não significa que você não deve ter um salário fixo. Misturar as contas pessoais com as do salão é um dos maiores equívocos na gestão de um negócio. Esta é uma das formas mais fáceis de você perder o controle e, de repente, não saber mais nada do que está acontecendo.
Não faça “retiradas” no final de cada mês como se fosse o seu ganho. Ao invés disso, estabeleça um salário e retire apenas o combinado. Tenha contas bancárias separadas e nunca pague uma conta do salão com o seu dinheiro, assim como também não vale pagar um gasto pessoal com o cartão da conta do salão.
Se no final do mês sobrar dinheiro, ótimo! Faça reservas para reinvestir na empresa. A atualização de serviços, produtos e profissionais é um dos segredos do sucesso. Agora, se faltar, veja se o salário que você estabeleceu está compatível com o faturamento e com as condições de geração de receita da empresa. Revise os custos e sempre busque por alternativas que ajudem a economizar nas contas mensais e despesas fixas.
Fundo de reserva
Agora que você estabeleceu o seu salário e não precisa fazer retiradas no final do mês, chegou a hora de planejar o que fazer com o que sobrou, ou melhor, com o rendimento.
Crie um fundo de reserva para ser utilizado no próprio salão. Aqui vão algumas excelentes opções de como investir este fundo:
-
•Compra de equipamentos modernos;
-
•Pagar imprevistos;
-
•Fazer o fluxo de caixa em meses mais fracos;
-
•Criar um bônus e fornecer cursos de aperfeiçoamento para a equipe se manter motivada.
De uma maneira geral, não há um percentual mensal pré determinado para o fundo de reserva, mas uma porcentagem entre 5% e 10% do seu faturamento é o ideal. Deposite este valor e esqueça que ele existe, usando somenten quando for extremamente necessário. Se tudo acontecer como planejado, sem imprevistos, faça uma retirada de 40% após 12 meses, como um bônus pela sua excelente gestão.
Desperdícios
Você pode achar que não comete este erro. Mas, um dos maiores problemas na gestão é o desperdício. Preste bastante atenção no uso dos equipamentos, no estoque dos produtos e como eles são utilizados no dia a dia. Xampus, máscaras, condicionadores, água e equipamentos ligados na tomada.
Controlar de perto tudo isso é essencial para que se gaste apenas o necessário e evite desperdícios ao fazer tratamentos nos clientes. Faça um checklist para não deixar nada passar e mantenha a sua equipe integrada em relação aos possíveis desperdícios.
Use um sistema de gestão
Com disciplina, atenção e muito trabalho é possível gerir o seu negócio. No entanto, é preciso ir além das planilhas no Excel. Hoje em dia é fundamental investir em um bom software para salão de beleza, pois na correria do dia a dia é comum que as anotações permaneçam num pedaço de papel ou que se esqueça de atualizar as planilhas.
Um sistema ajuda a economizar tempo, garante mais rentabilidade e evita prejuízos. Concentre o seu foco no crescimento sustentável e modernize o seu negócio.
Temos certeza que agora ficou mais fácil administrar as finanças do salão e driblar a crise, certo? Mas se ainda ficou alguma dúvida, deixe para gente aqui nos comentários!