Queda de cabelo, conheça as causas e tratamentos.
A queda de cabelo é um ciclo natural de renovação dos fios, durante as épocas mais frias do a...
Ler maisShampoo: saiba como escolher e usar corretamente
A função do shampoo é limpar o cabelo removendo as impurezas, poluição e o excesso de oleosidade, sendo indispensável na manutenção da saúde dos fios e do couro cabeludo. Porém, sempre existem dúvidas a respeito de qual shampoo é o mais indicado, qual a frequência adequada de lavagem, quantidade correta de produto a ser aplicado, entre outras questões. Pensando nisso trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a otimizar os benefícios e não desperdiçar o shampoo.
Qual shampoo devo escolher?
Assim como existem diversos tipos de cabelos, também existem shampoos específicos para tratar cada um, para cabelos secos, antioleosidade, anticaspa, pós química, etc. O ideal é conversar com um profissional cabeleireiro e encontrar a melhor opção para o seu tipo de cabelo, que às vezes pode ter mais de uma necessidade, sendo assim você pode alternar o uso de dois tipos de shampoos diferentes, para equilibrar as demandas dos fios e mantê-los sempre saudáveis.
Existe quantidade correta para aplicação?
Isso vai depender de muitos fatores, comprimento do cabelo, volume, espessura dos fios… No geral o recomendado é em torno de 10 ml de produto, que equivale a duas colheres de chá. Sobre a reaplicação do produto, existem opiniões divergentes, no geral é necessário realizar duas aplicações, a primeira elimina os resíduos e a oleosidade do couro cabeludo, e a segunda remove esses resíduos que migraram para os fios, e finaliza a limpeza. Porém, se o cabelo não for oleoso, a segunda etapa não se faz necessária.
Com que frequência deve ser feita a lavagem?
Lavar pouco o cabelo, pode deixá-lo com aspecto oleoso, porém a lavagem em excesso pode causar o mesmo problema devido ao efeito rebote. O recomendado é que a lavagem ocorra em dias alternados, mas assim como em todas as questões que envolvem cabelos, temos que levar em conta as diferentes necessidades do couro cabeludo e haste. Muito cuidado com shampoos de limpeza profunda pois quando utilizados com muita frequência podem ressecar demais os fios e estimular ainda mais a produção da oleosidade.
Anote essas dicas:
Em geral, não existe uma metodologia padrão que funcione igualmente para todos os tipos de cabelos, por isso é primordial conhecer os seus fios, testar o que funciona melhor para você, e principalmente buscar ajuda de um profissional para avaliar que tipo de shampoo o seu cabelo precisa.
A queda de cabelo é um ciclo natural de renovação dos fios, durante as épocas mais frias do a...
Ler maisCuidar dos cabelos requer disciplina e atenção, todos os dias os fios estão expostos à agentes a...
Ler maisQuem não ama lavar o cabelo no salão de beleza? É uma delícia! Tudo bem, boa parte disso é porq...
Ler mais